sábado, 15 de dezembro de 2007

RESUMO HISTÓRICO DO REGGAE


Tudo começou nos anos 50 e 60 quando o Ska seguia seu próprio caminho inclusive gerando a primeira banda superstar da Jamaica “The Skatalites”. O Ska surgiu da seguinte forma: houve uma junção do Calipso com o Rhytim Blues americano. No início da década de 60 com a influência do Soul music e a ascendência do instrumental eletrônico, baixo e guitarra juntamente com uma nova realidade social e política (Independência da Jamaica em 1962). Começou assim o êxodo rural e o crescimento das favelas urbanas.
Devido a estes fatores houve uma inevitável tensão de desigualdade social, seguiram de caldeirão para a transformação do Ska em Rock Steady e a música da Jamaica tornou-se mais lenta e mais melódica. No fim dos anos 60, com a nova geração de músicos tentando novos jeitos de tocar ao “Rock Steady” com a visão atenta aos “Cânticos Rastafaris”, que puxavam pelo “Lado Africano” enfatizando a repetição rítmica e assumidamente ligava o movimento com a pressão social em alta voltagem. Nasce assim o movimento REGGAE, colocando em primeiro plano o baixo e a bateria deixando os outros instrumentos como acompanhamento secundário.
Inicialmente grafado “REGGAY” seu nome bastante discutido, Bob Marley achava que o seu significado queria dizer “Música dos Reis”, mas os músicos mais velhos se lembram do nome, era uma gíria muito comum em Kingston (capital da Jamaica) e queria dizer “coisa de rua, sem importância ou íntima”. Como nessa época “Rastafarianismo” ganhava corpo na nova sociedade urbana, foi quase natural que o movimento REGGAE se tornasse uma MANIFESTAÇÃO PÚBLICA E CULTURAL !!!!

Nenhum comentário: