sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

CELSO MORETTI

A MÚSICA PARA MIM

MPB – Música Popular Brasileira

Existe uma expressão bastante conhecida usada para manifestar uma ação super interessante ou mesmo um produto além do convencional destinada a restrito acesso, que é; “Isso é pra poucos”, também existe uma outra que diz quase com a mesma intenção “É só pra Diretoria”. Estas expressões caem bem com o meu propósito de fazer e produzir um trabalho musical, porque não penso em fazer música de massa para agradar cento e noventa milhões de brasileiros e sim que meu trabalho seja conhecido por uma minoria que sabe assimilar minhas intenções.
Temos que levar em consideração que para conquistar milhões de brasileiros não é preciso fazer uma obra perfeita tecnicamente e artística, mesmo porque o povo brasileiro não assimila bem o caráter artístico. A culpa, no entanto, não é de todo o povo e sim do acesso negado e muito mais, o trabalho artístico é colocado de forma pejorativa e isso o povo não entende.
Hoje temos um quarto poder que é o da imprensa e embutido neste quarto poder está a mídia que é carregada de bem-me-quer e mal-me-quer (capitalismo urbano, selvagem não, selvagem é carregado de pureza e inocência) e isto colabora para que determinada “obra” seja inserida no peito e na marra para os brasileiros.
A música que faço não é MPB - Música Popular Brasileira, o conceito que tenho da MPB é de realmente música popular que rodam nas rádios deste meu Brasil. O que é popular? Popular é tudo aquilo que enche a cabeça, o gosto, os lazeres, as esperanças do povo, que está sendo inocentemente usado para atender os bem-me-queres da mídia. Eu não sou povo, eu sou eu. Não faço música para o povo, faço para poucos, por isso nunca vou ser um cara que faz música para me tornar popular, porque não tenho a vaidade de que minha música rode nas principais rádios do nosso Brasil e nem mesmo aceitaria propostas indecentes para ser inserido nos hit parede’s sem merecimento técnico e artístico. Quando morrer não gostaria que meu corpo fosse desfilar em carros de Corpo de Bombeiros pelas principais avenidas das cidades. O sucesso ou reconhecimento que pretendia já conquistei. Minha música já circulou em mais de duzentos ouvidos, o que vier daqui pra frente é mais uma abénção de Deus.
A música que faço é para poucos, é para a Diretoria.
Posso estar redondamente enganado no que penso como satisfatório e ameno, devido a minha santa ignorância. Eu digo “santa ignorância” porque a ignorância é santa, e o que é santa é abençoado. O que escrevo e o que eu canto é o que eu penso, e não pretendo estar redondamente certo e incontestável, se isso acontecer serei popularesco demais para o meu gosto. Enquanto isso ligue o rádio agora e ouvirás mais um “sucesso” que é colocado como parâmetro de uma boa música produzida no Brasil, a verdadeira MPB.
A música que faço é para poucos, é para a Diretoria.
Celso Moretti/2006

Nenhum comentário: